domingo, 21 de abril de 2013

Chupeta- Usar ou não usar?



Uma noite mal dormida, um choro incessante, uma agonia em não conseguir parar o choro do bebê. Assim é a noite, e até mesmo o dia, de muitas mamães e papais que não sabem o que fazer para acalmar seu filho.



Nesse instante surge a pergunta que não quer calar : É recomendado usar chupeta?







O bebê já nasce com o instinto de sugar. Essa sucção está diretamente ligada à alimentação (amamentação) e a uma satisfação psicoemocional, ou seja, a sensação de prazer. Por isso o bebê se acalma quando chupa chupeta, pois esse ato conforta por ser algo bom, assim como mamar.

A chupeta certamente traz grandes benefícios, interrompe automaticamente o choro e acalma a criança. No entanto é importante ter cuidado para que seu uso seja apenas uma distração e não um objeto de controle. O bebê não pode associar qualquer problema, como cólica, fome ou desconforto com a solução na chupeta. Para isso papais e mamães devem controlar o uso. Não é indicado, por exemplo, que o uso da chupeta dure a noite toda isso pode ocasionar algum problema muscular, a respiração pela boca acaba sendo inevitável e o bebê acaba aderindo a chupeta como apoio emocional, o que é prejudicial para seu crescimento e desenvolvimento. Além de influenciar mudança na posição dos dentinhos e da mordida, que pode ficar torta ou cruzada.





Segundo dados da Associação Brasileira de Odontopediatria e o Ministério da Saúde a chupeta deve ser retirada completamente no máximo até três anos de idade. Essa retirada deve ocorrer de forma gradual e pode começar a partir dos dois anos da criança.


Algumas informações são importantes na hora de escolher a chupeta ideal para o seu bebê como o tamanho do bico e o formato, que deve ser virado para cima em relação a boca. Para os recém nascidos pode ser a de silicone e com o bico especial, bem pequenininho. É importante observar também o apoio da chupeta (a parte que fica para fora) que deve ser pelo menos três vezes maior que a boca do bebê e de preferência os de formato esticado. Evite as chupetas redondas. O apoio deve ter dois ou três furinhos de cada lado, para facilitar a respiração e o indicado é não amarrar a chupeta com nenhum tipo de cordão ou pregador.

Importante
Higiene
Assim como qualquer utensílio deve ser muito bem limpo e esterilizado. A chupeta pode transmitir bactérias que atacam o estômago das crianças. Para evitar que isso aconteça é recomendado ferver todos os dias a noite junto com mamadeiras e bicos por 5 minutos e conservar em um pote limpo e fechado, para evitar insetos e a proliferação de micro-organismos.   Fissuras, cortes, bico inchado ou manchas podem aparecer por isso as chupetas devem ser trocadas constantemente.

Esperamos ter ajudado na decisão de usar ou não chupeta, 

Um grande abraço,
Equipe "Os Clubinhos"


fonte das fotos: Google


Visite nossa loja --> www.osclubinhos.com.br 
Para ter dicas diárias curta nossa página no facebook--> http://www.facebook.com/osclubinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário