terça-feira, 14 de maio de 2013

Lição de casa - Até que ponto ajudar a criança?

Toda criança passa pela escola e se depara com as famosas tarefas de casa, que são exercícios propostos pelos professores para incentivar o estudo, firmar os ensinamentos da escola, aprofundar o conhecimento e preparar a criança para os novos conteúdos que ainda serão apresentados na escola.

 
Através da lição de casa os professores podem avaliar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Em sala de aula junto com amigos e suporte do professor o aluno pode não demonstrar as dificuldades das matérias. Ao chegar em casa, o desafio é fazer os exercício sozinhos e assim o professor consegue obter uma diferente percepção.

 

Muitos pais acabam ajudando os filhos nas tarefas escolares e o questionamento é sempre o mesmo:
 
 Devo ou não ajudar meu filho na tarefa de casa?
 
 
 
 A resposta é sim.


Os pais tem papel fundamental e devem auxiliar os filhos. Agora o importante é não resolver os exercícios para eles. Este é o maior desafio, se conter ao ver a criança com dificuldade.
 
A maioria dos adultos tende a fazer o exercício e explicar para o filho, que na verdade, acaba por copiar as respostas dos pais.
 
Se o objetivo da lição é ver se a criança entendeu o conteúdo ensinado em classe, então é isso que nós pais devemos ter em mente ao auxiliar a criança a fazer a lição e perguntar a si mesmo: Estou dando espaço para que ele aprenda ou estou apenas fazendo o exercício por ele?
 
A maneira correta é deixar a criança pensar, questionar e até mesmo errar. A criança fazendo sozinha seu dever de casa aprende assumir responsabilidades, tem noções de organização de tempo, como por exemplo, fazer o dever, depois lanchar e depois brincar, respeitar a rotina proposta pelos pais e reforçar os ensinamentos que foram passado dentro da sala de aula.
 
Então a melhor forma de lidar com a questão de ajudar os filhos nos exercícios da escola é ter o equilíbrio. Ajudar até certo ponto, sem ultrapassar os filhos, sem impor nossos conhecimentos. A criança tem o direito de errar na lição de casa. O que ocorre com frequência são os pais soprando as respostas certas para que o filho leve para a escola o dever de casa 100% correto e isso acaba sendo um erro fatídico.
 
Os professores precisam saber as dificuldades dos alunos e essas dificuldades são refletidas de diversas formas, inclusive avaliando as questões escolares vindas de casa.
Por isso dê a devida atenção solicitada pela criança, mas deixe também ela errar, esta etapa é importante para que ela se dê conta e aprenda. Às vezes é mais produtiva esta maneira do que a criança entregar a tarefa correta e não ter entendido o exercício.
Assim, você estará incentivando seu filho a acreditar em si próprio e reforçando o amor que tem por ele.


 Um grande abraço,




Equipe "Os Clubinhos"

fonte das foto: Google

Visite nossa loja --> www.osclubinhos.com.br
 
 
 
Para ter dicas diárias curta nossa página no facebook--> http://www.facebook.com/osclubinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário